20 dicas para ensinar o seu bebê a comer

alimentação saudávelQuase todos os especialistas são unânimes: é até os dois anos que aprendemos a comer. Essa também foi a conclusão de um estudo americano publicado na revista  Clinical Pediatrics depois de avaliar crianças e adolescentes obesos e descobrir que mais da metade já se encontrava nessa situação aos dois anos. Segundo os pesquisadores, os hábitos alimentares aprendidos nessa primeira fase são levados para o resto da vida e dificilmente são modificados. Então, invista nessa fase! Reuni aqui 20 dicas que descobri entrevistando médicos durante os últimos dois anos:

1 – Nunca force a criança a comer. Não quer? Espere uma meia hora e ofereça novamente. Se mesmo assim não comer, desencane e adiante um pouco a próxima refeição. E NÃO ofereça porcaritos no lugar do que foi recusado.

2 – Cuidado com o exagero de carboidrato e proteínas na papinha. Estudos recentes comprovam que o consumo excessivo desses grupos alimentares, principalmente nos primeiros anos de vida, está relacionado com obesidade no futuro.

3 – Preste atenção na consistência da papinha.  Comece com alimentação pastosa e vá gradualmente passando para a sopa pedaçuda para incentivar a mastigação e o apetite do bebê.

4 – Evite os alimentos vilões. Açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas devem ser evitados sempre, mas principalmente nos dois primeiros anos.

5 – Faça pratos pequenos. Criança tem estômago pequeno, por isso a quantidade de comida também deve ser pequena.

6 – Diversifique os ingredientes da papinha. Lembre-se que ela precisa ter os três grupos alimentares: construtores (carnes de boi, frango e peixe, feijão, ervilha, proteínas, enfim), energéticos (arroz, macarrão, batata, carboidratos em geral) e reguladores (legumes, verduras, fibras).

7 – Respeite os horários das refeições mesmo no fim de semana. Você corre o risco de ter uma criança chorando de fome que será acalmada com porcaritos.

8 – Depois de um ano, ofereça comida da família adaptada. Criança não apreciam temperos exóticos ou comidas muito elaboradas.

9 – Não ofereça o segundo prato se o seu filho não quer. Você pode instituir na criança um hábito de comer a mais apenas por vício.

10 – Coma direito você também. Afinal, você é o exemplo e ele precisa ser bom, não lotado de fast foods e comidas prontas.

11 – Organize sua vida para fazer ou ter alguém que faça a comida do bebê. Essa é a melhor maneira de garantir uma alimentação saudável e não correr o risco de encher a geladeira com pratos industrializados.

12 – Comida de criança tem de ser gostosa e não apenas uma soma de ingredientes. Você também precisa gostar da papinha!

13 – Incentive a criança a beber água para ele criar esse hábito para o resto da vida.

14 – Respeite a quantidade que a criança quer comer. Até os dois anos elas tem a capacidade de saber quando estão saciadas.  Se você insistir para ela comer mais sempre, ela perderá a habilidade.

15 – Tenha uma rotina para os horários das refeições. Assim a criança vai começar a entender seu metabolismo, o que é ter fome, o que estar saciada.

16 – Ofereça alimentos que podem ser consumidos com as mãos. Além de ser uma forma de incentivar o apetite da criança, isso ajuda no seu desenvolvimento.

17 – Faça pelo menos uma refeição com seu filho. Isso ajuda a criança a associar o momento de comer com um sentimento de prazer.

18 – Não dê comida na frente da TV. O hábito vai se instalar e mais para frente ela não prestará atenção na sua saciedade, correndo o risco de comer a mais sem precisar.

19 – Preste atenção nas preferências do bebê e use esses alimentos para ajudar a introduzir sabores novos.

20 – Invista em um cadeirão. O bebê precisa ter o seu espaço na hora das refeições, de preferência na mesa junto com a família para associar o momento de comer com algo gostoso.

Outra forma de ajudar minhas filhas a comerem quando eram bebês foi investir em potinhos bonitinhos e coloridos como esse. Se quiser comprar um igual, basta clicar na foto. E você ainda estará ajudando o Comer para Crescer a continuar. E nosso obrigada desde já!

beijos

Mônica
Conheça nosso canal de receitas fáceis!

9 Comments

  1. Preciso de ajuda minha bebê não quer mais comer feijão e carne o que faço ? Ela tem 1 e 7 meses não sei mais o que fazer pois sempre fiz e ela sempre se alimentar tô bem mais agpra não quer de jeito nem um aceita a refeição com esses ingredientes

  2. Minha filha vai fazer 2 anos e simplesmente não come nada!… Até 1 mês atrás aceitava sopinha (com alguns momentos de rejeição), mas agora parou com tudo! Nem suco (que tomava), nem frutas, nem mesmo guloseimas! Apenas leite e pão (e biscoitos tipo polvilho e maizena). Nunca teve interesse em comida… Não olha e nem pede alimento algum (tirando o pão). Não sei o que fazer! Já fiz papinhas, pratinhos decorados com comida… A coloco no cadeirão para ela comer, mas só rejeita! Por causa disso ainda dou leite em fórmula, com medo de perder peso e ficar desnutrida (graças a Deus é uma criança bem disposta). O que faço?

    1. Oi Josiane …. estou com o mesmo
      Problema… estou bem stressada, com muitas Dores devido ao nervosismo pois o meu filho vai fazer 1 ano e não
      Mostra interesse em
      Nadaaaaa de comida tem
      Nojo odeia… sua filha demorou muito p aceitar?

  3. Olá, peço ajuda, pois estou com dificuldades na introdução alimentar, meu bebê tem 7 meses e somente aceita as frutas, a papinha salgada sempre recusa. Estipulei uma rotina, uso um alimento de cada grupo, uso temperos naturais, ficam bem gostosas, tanto que como pra não ir fora, mas ele sempre recusa. Tem alguma sugestão para me passar? Desde já agradeço

  4. Olá, meu filho tem 11 meses tem refluxo e não aceita nenhum tipo de alimento principalmente em pedacinhos, ele faz ancia até vomitar e engasga toda vez que vomita aponto de ter que chupar o nariz e a boca. Socorro não sei mais o que fazer estou desesperada.

  5. O meu filho tem 2 anos e 5 meses ele nao mastiga nenhum tipo de alimento e muito menos me pede alimento ele com sopas batida yogute e papas em 3 em 3 hrs ele come eu estou desesperada peço ajuda não sei o que fazer

    1. Poliana, primeiro calma. Muita gente passa pelo que você está passando. A primeira coisa que você tem de fazer é se consultar com um pediatra para ele ver se não há problemas físicos quando o processo de mastigação do seu filho. Ás vezes, uma dentição com problemas ou mesmo o desenvolvimento muscular podem fazer com que a criança não consiga mastigar. E isso tudo é curável depois que é diagnosticado. Se o médico descartar qualquer problema físico, será uma questão de ir acostumando seu filho com a mastigação. O médico também poderá ajudar nisso. Da minha experiência, sei que devemos começar colocando, por exemplo, pedaços molinhos na sopa para o início do processo, até a criança se acostumar. Espero ter ajudado. Boa sorte e qualquer coisa estou aqui.
      beijos
      Mônica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.