5 super saladas para crianças

Home / Receitas / Entradas / 5 super saladas para crianças
5 super saladas para crianças

Saladas para crianças. Encontrei as 5 em um livro aqui de casa “Super Salada” da Seleções Reade’s Digest (antigo, hein?)

As saladas são deliciosas, com cara de criança mesmo. E se você pedir para a garotada ajudar na hora de fazer, como eu sugiro no post Como cozinhar com crianças, vai ter mais chance deles comerem sem reclamar.

Corre pegar o caderno de receitas…

beijos

Mônica

 

SALADA TURCA DE CENOURA COM COALHADA DE ALHO

Para 4 porções

 

500 g de coalhada

400 g de cenoura

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 dentes de alho

sal

2 ou 3 colheres (sopa) de suco de limão

1/2 ramo de salsa

Com um filtro de papel, coe a coalhada. Lave e descasque as cenouras e passe-as pelas lâminas onduladas do ralador. Aqueça o azeite numa frigideira antiaderente e refogue as cenouras durante 10 minutos, mexendo ocasionalmente, até que comecem a amaciar. Tire do fogo e deixe esfriar. Numa tigela, misture a coalhada com as cenouras. Descasque os dentes de alho, passe-os no espremedor e junte à mistura de coalhada e cenouras. Mexa bem e tempere com sal e o suco de limão. Tampe a salada e reserve por pelo menos 1 hora na geladeira. Lave e agite a salsa até que seque. Remova as folhas dos caules. Verifique o tempero da salada e, se necessário, acrescente um pouco mais de sal e suco de limão. Arrume em 4 pratos fundos e decore com a salsa. Para acompanhar, pão árabe quentinho.

 

PIMENTÃO RECHEADO COM MACARRÃO

Para 4 porções

 

250 g de macarrão cornetti

sal

100 g de milho em conserva

4 pepinos em picles

1 cebola branca

1 pimentão verde, 1 vermelho e 1 amarelo

150 g de queijo cheddar ou emental

1/2 molho de manjericão

pimenta-do-reino

suco de limão

 

Molho

2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

2 colheres (sopa) de óleo de semente de uva

100 g de creme de leite batido

sal de ervas

pimenta-do-reino moída na hora

Cozinhe a massa numa panela com bastante água e sal; escorra e deixe esfriar. Escorra a água do milho e corte os pepinos em cubos. Descasque a cebola e corte também em cubinhos. Corte ao meio o pimentão verde. Retire as sementes, lave e corte em pedaços pequenos. Corte ao meio os pimentões amarelo e vermelho e limpe-os, sem remover os cabinhos. Lave as duas metades de cada um e deixe escorrer. Corte o queijo, sem a casca, em cubos. Para preparar o molho, coloque numa tigela o vinagre, o óleo e o creme de leite, e misture. Tempere bem com sal de ervas e pimenta. Acrescente os pedaços de pimentão, os cubos de queijo, o milho, o pepino, a cebola e a massa ao molho e misture. Lave e seque o manjericão. Corte 2/3 das folhas em tiras finas e misture-as à salada. Tempere com mais sal, pimenta e suco de limão a gosto. Recheie as metades dos pimentões com a salada. Decore com o restante do manjericão e sirva em seguida. Para acompanhar, pão de centeio torrado.

 

SALADA DE TORTELLINI COM CENOURA E MOLHO CREMOSO DE ERVAS

Para 4 porções

 

2 ovos

300 g de cenoura

1 cebola pequena

1 colher (sopa) de óleo de canola

150 ml de cado de legumes

500 g de tortellini (ou capeletti) frescos recheados com ricota e espinafre

sal

1/2 pé de alface

100 g de creme de leite

100 g de iogurte natural

2 colheres (sopa) de suco de limão

pimenta-do-reino moída na hora

1/2 colher (chá) de mostarda

1/4 de molho de endro e de salsa, cada

Coloque os ovos numa panela,  cubra com água e cozinhe até ficarem duros. Deixe-os imersos em água fria. Descasque e leva as cenouras; corte 5 lascas finas ao longo do comprimento de cada uma . Corte-as, em seguida, em fatias finas, que terão a forma de flores. Descasque a cebola e corte-a em cubinhos. Aqueça o óleo de canola numa frigideira antiaderente e doure a cebola até ficar transparente. Acrescente as cenouras e frite ligeiramente, sem deixar de mexer. Adicione o caldo de legumes, tampe a frigideira e deixe cozinhar, em fogo médio por 5 a 10 minutos. Retire a frigideira do fogo e deixe esfriar. Cozinhe os tortellini em bastante água com sal até ficar al dente. Em seguida, escorra e deixe esfriar. Lave a alface e agite as folhas para secar. Rasgue-as em pedaços grandes a arrume-as em 4 pratos de salada ou numa saladeira. Para preparar o molho, numa tigela grande misture o creme de leite, o iogurte, o suco de limão, a mostarda, sal e pimenta, e bata bem com um batedor de ovos. Lave e seque o endro e a salsa. Pique as folhas bem fino. Junte as ervas ao molho e misture. Acrescente as cenouras e os tortellini e misture delicadamente. Descasque os ovos e corte-os em quatro. Arrume a salada sobre as folhas de alface, decore com os pedaços de ovos e sirva.

 

SALADA DE SALSICHA COM VINAGRETE DE CEBOLINHA

Para 4 porções

 

1 pimentão amarelo

1 pimentão vermelho

200 g de grãos de milho (em lata)

8 pepinos em picles

3 batatas cozidas (com a casca) de véspera

6 salsichas

2 fatias grossas de queijo gouda maturado

1 ou 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

2 colheres (sopa) de salmoura do picles

2 colheres (sopa) de óleo de girassol

100 g de creme de leite batido

1 pitada de açúcar

sal

pimenta-do-reino moída na hora

1/4 de colher (chá) de páprica doce

1/2 molho de cebolinha

Corte ao meio os pimentões, descarte as sementes, lave-os e corte-os em cubinhos. Coloque numa tigela os cubos e os grãos de milho. corte os picles em fatias finas. Descasque as batatas e corte em cubinhos. Corte as salsichas em rodelas finas. Pique o queijo em tiras, descartando as bordas. Misture tudo aos cubos de pimentão e ao milho na tigela. Coloque 1 colher (sopa) de vinagre, a salmoura dos picles e o óleo em uma tigela e bata bem com um batedor de ovos. Misture o creme de leite e tempere com açúcar, sal, pimenta e páprica. Regue os ingredientes da salada com o molho e misture bem. Tampe e leve à geladeira por 1 hora. Lave a cebolinha e agite-a para secar. Corte-a em rolinhos finos. Tempere a salada com sal, pimenta e vinagre. Polvilhe com a cebolinha e sirva.

 

TIRAS DE FRANGO COM MACARRÃO, ABOBRINHA E RÚCULA

Para 4 porções

 

200 g de massa tipo gravata (ou farfalle)

sal

400 g de abobrinha

1 dente de alho

1 ramo de alecrim

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

pimenta-do-reino moída na hora

150 g de rúcula

150 g de tomates-cereja

2 a 3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

3 ramos de manjerona, 3 de tomilho e 3 de salsa

20 g de manteiga

400 g de filés de peito de frango

1 colher (sopa) de suco de limão

 

Cozinhe a massa em bastante água, seguindo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Depois escorra e deixe esfriar. Limpe e lave as abobrinhas e corte-as em fatias de 1 cm de espessura. Descasque o dente de alho e amasse-o numa tigela. Lave, agite para secar e pique grosseiramente as folhas de alecrim. Adicione ao alho na tigela. Acrescente 2 colheres (sopa) do azeite e a abobrinha, misture e reserve. Frite a abobrinha em uma frigideira antiaderente até ficar dourada. Polvilhe com sal e pimenta e coloque numa tigela. Acrescente o macarrão e misture tudo cuidadosamente. Lave a rúcula e agite as folhas para secar. Pique os talos e corte as folhas em pedaços. Lave os tomates e corte-os ao meio. Misture numa tigela o vinagre balsâmico com o restante do azeite, sal e pimenta, e bata bem. Adicione a rúcula, os tomates e o vinagrete ao macarrão com abobrinha e misture. Tempere a salada com vinagre balsâmico, sal e pimenta e distribua em 4 pratos. Lave a manjerona, o tomilho e a salsa, e agite as folhas para secar, picando-as em seguida. Aqueça a manteiga numa frigideira. Corte os filés de frango em trias e doure-as na manteiga em fogo alto. Tempere a carne com sal e pimenta, e distribua sobre as porções de salada. Polvilhe com as ervas e regue com o suco de limão; sirva em seguida.

 

 

10 thoughts on “5 super saladas para crianças

  1. Eu concordo com a Eniara.. não tem cara de criança não. E o pior é a salsicha.. foi de matar! geeente, salsicha faz mal até pra adulto imagina pra criança.. nada de saudável nisso!

  2. ADOREI AS SUAS RECEITAS GOSTARIA QUE VOCES SEMPRE QUE TIVER UMA NOVA SALADA ME ENVIASE PELO MEU EMAIL POIS EU TRABALHO COMO SALADEIRA EM UM RESTAURANTE.
    OBRIGADO AGUARDO SUA RESPOSTA.

  3. Mônica,
    Aqui na Itália criança aprende a comer verdura desde pequena. Nas escolas infantis o refeitório costuma ser dividido em mesas e os ocupantes de cada mesa são sempre os mesmos. Caso um dos integrantes do grupo rejeite alguma coisa, a mesa não ganha a estrelinha da semana, colada no quadro do refeitório.

    As minhas duas “meninas” devoram saladas e afins, mas são especialmente atrídas da abobrinha recheada:
    http://cartadaitalia.blogspot.com/2009/02/abobrinhas-ao-forno.html

    Experimente!

    Beijocas na Isabella e na Ursula
    🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.