Amamentação prolongada beneficia cérebro infantil

Home / Meu Filho Não Come / Comportamento / Amamentação prolongada beneficia cérebro infantil
Amamentação prolongada beneficia cérebro infantil

amamentação.jpg

Mais uma boa notícia sobre a importância da amamentação. Diz pesquisa recente que quanto mais tempo as mães conseguiram prolongar a amamentação dos filhos, maiores serão os ganhos no desenvolvimento cerebral dos bebês. O estudo publicado no jornal JAMA Pediatrics relata que pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Harvard acompanharam 1.321 mulheres desde a gestação até sete anos após o parto e as dividiram em dois grupos: aquelas que amamentaram até os 6 meses e aquelas que mantiveram a amamentação até os bebês terem 12 meses. Pesquisadores descobriram que para cada mês adicional de aleitamento materno, as habilidades da fala eram melhores aos 3 anos e tiveram os melhores resultados de inteligência aos 7 anos.

“Uma das teorias que explicam a razão para crianças que tiveram aleitamento materno prolongado terem um desenvolvimento cognitivo melhor é a presença de nutrientes no leite materno que beneficiam o desenvolvimento do cérebro infantil”, explicou o autor da pesquisa Mandy Brown Belfort.

O médico também acrescentou que essa pesquisa mostra a necessidade de desenvolvimento de políticas  que permitem às mulheres continuarem  amamentando por um ano de vida de seu filho para conseguir o máximo possível do desenvolvimento do cérebro infantil. O texto afirma que “a amamentação pode beneficiar o desenvolvimento cognitivo da criança, mas poucos estudos têm quantificado a duração da amamentação ou da exclusividade e nenhum estudo até hoje examinou o papel da dieta materna durante a lactação sobre a cognição da criança”.

Taí, mais uma razão para prolongar o quanto possível o aleitamento materno. Mais um motivo para superar os obstáculos que surgem no início da amamentação: ter filhos inteligentes. Sempre que surgir aquela insegurança se o leite materno está matando a fome do bebê e bater aquela vontade de recorrer a leite artificial, lembre-se que não existe melhor alimento para o seu filho que o leite materno e acredita que você é capaz de amamentar e matar a fome do seu filho, sim.

 

6 thoughts on “Amamentação prolongada beneficia cérebro infantil

  1. Olá,
    Adorei o post por incentivar o aleitamento materno.
    Ainda não tenho filhos, mas em breve, com certeza, terei e meus filhos vão seguir essa mesma linha ai, quero que eles sejam inteligentes(brincadeira) rsrs. Eu espero de coração poder amamentá-los até onde conseguir.Obrigado pelo post, excelente!!
    http://www.dicasdajapa.com.br

  2. Bom dia! Adorei a notícia e queria muito divulgar o artigo original. O link que aí está para o JAMA não corresponde ao artigo científico com o mesmo assunto. Consegue arranjar me o link correto? Agradecia muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.