Blogosfera materna: as melhores dicas para fazer seu filho comer

Home / Blog / Blogosfera materna: as melhores dicas para fazer seu filho comer
Blogosfera materna: as melhores dicas para fazer seu filho comer

Toda mãe tem uma receitinha infalível para fazer o filho comer. Perguntamos na blogosfera materna quais truques algumas lançam mão e a partir de hoje vamos compartilhar as respostas por aqui. Todas revelaram um traço comum: qualquer criança “encasqueta” e rejeita algum alimento, as verduras e legumes de longe são os mais rejeitados.

As mães que entrevistamos também têm um ponto comum de contato: não abrem mão de oferecer alimentos frescos e cardápios variadas e todas já passaram por vários perrengues à mesa com os herdeiros.

A partir de hoje -e pelas próximas quintas-, vamos compartilhar as dicas dessas mulheres (e de um pai, heroico representante da classe masculina paterna).

Quem estreia esse confessionário materno é a querida alagoana Cláudia Ramalho, do delicioso blog Feito à Mão, espaço virtual em que ela conta sobre suas viagens, sobre as receitas que prepara (ela é cozinheira de mão cheia), as festas maravilhosas que prepara para as duas filhas, Maria Clara e Mariana, entre outros assuntos. Vale visitar e ficar fã:

Claudia Ramalho, do blog Feito a Mão. Foto: Arquivo pessoal
Claudia Ramalho, do blog Feito a Mão.
Foto: Arquivo pessoal

1) Qual comida/alimento costuma ser mais gongada pela meninas?

 Claudinha:  Gongado quer dizer que eles reclamam mais, é isso? Se for isso, é verdura, com certeza. Elas não comem, a não ser que seja bem disfarçada.

2) Como fazer uma criança comer aquilo que você sabe que ela não curte muito, mas que precisa comer?

Claudinha: Ah, já falei acima, eu disfarço. Com as verduras, eu as trituro bem, ou bato tudo no liquidificador, no caso das sopas. Mas há momentos que somos surpreendidas. Lembro de uma vez que estávamos em Bariloche e eu pedi um ravióli para Clarinha. Esqueci de perguntar qual o recheio e quando chegou, era de espinafre. Eu sabia que ela não comeria se eu dissesse a verdade. Falei que estávamos em outro país e que ali a carne era verde. “Noutro país, as coisas são diferentes”. Ela comeu tudo e até repetiu. Quando retornamos, eu fui fazer ravióli de espinafre em casa e ela reclamou quando me viu recheando a massa com a verdura. Foi então que eu abri o jogo e disse que ela já tinha provado na viagem e que tinha gostado muito. Até hoje ela adora ravióli de espinafre. Duvido que gostasse tanto se eu tivesse sido sincera à primeira vista.

3) Você já desistiu de oferecer algum alimento rejeitado? Qual o alimento e por quê deixou pra lá?

Claudinha: Ah, já. Eu tenho escolhido minhas batalhas. Elas não gostam de camarão, nem sururu, nem outros crustáceos em geral. Só ficam no caldinho. Eu sei que um dia isso muda. Desisti de oferecer. A cara de nojo e repugnância que elas fazem é de dar pena. Resolvi não insistir e poupar muitas caras feias (minha e delas).

É isso. E até o próximo confessionário!

 

One thought on “Blogosfera materna: as melhores dicas para fazer seu filho comer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.