Blogosfera materna: Dicas para seu filho comer da Diiirce!

Home / Blog / Blogosfera materna: Dicas para seu filho comer da Diiirce!
Milene, com o filho Nicolas. Foto: Arquivo pessoal
Milene, com o filho Nicolas.
Foto: Arquivo pessoal

Quando pensamos na série Melhores Dicas para Seu Filho Comer, da Blogosfera Materna, a primeira mãe que nos veio à cabeça para pedir que compartilhasse seu aprendizado foi a querida Milene Massucato, a autora do delicioso e imprescindível blog da Diiirce. A saga da Milene administrando a seletividade e a neofobia do filho Nicolás, de 4 anos, já foi parar até nas páginas dos jornais (hehehe).  No tricô de hoje, ela revela um pouco das estratégias que lança mão para fazer o garoto aceitar verduras, legumes e novidades. E, se você, amiga, tem em casa um exemplar seletivo recomendo fortemente a leitura dos posts da Milene sobre as mudanças que ela promoveu no cardápio e na despensa de casa.  Ah, Milene também é mãe da Lorena, de 1 ano, que, se deixar, come até banana com casca.

1) Qual comida/alimento costuma ser mais gongada pelos seus filhos?

Milene: Difícil escolher um só, mas creio que verduras em geral são odiadas por aqui.

2) Como fazer uma criança comer aquilo que vc sabe que ela não curte muito, mas que precisa comer?

Milene: Geralmente, coloco o “ingrediente” escondido em algum prato. Por exemplo, se quero que meu filho coma a couve-flor, faço uma carne de panela com ela. Sei que ele vai rejeitar o legume, mas pelo menos a carne absorveu algum nutriente – ou minha consciência absorveu o nutriente! Mas, ultimamente, tenho feito um quadro de recompensas por Nicolas experimentar novos sabores: a cada 5 alimentos provados, ele ganha um prêmio. Tem dado certo para meu pequeno neofóbico.

3) Você já desistiu de oferecer algum alimento rejeitado? Qual o alimento e por quê deixou pra lá?

 Milene: Ainda não desisti. Acho que meu filho precisa perder o medo de experimentar. Tenho ensinado que ele pode não gostar do preparo de um alimento, mas pode aceitar outro. Não desisti de ensinar um marido a comer melhor, imagine se desisto de um pequeno de 4 anos!

 

 

3 thoughts on “Blogosfera materna: Dicas para seu filho comer da Diiirce!

  1. Mi

    Meu filho tem 2 anos e 8 meses não come quase nada, ele só come quando tem vontade.
    Já tentei de tudo, mas é sempre a mesma coisa ele briga, chora grita, até que ele pede o mamá, ai pra não deixar ele com o estômago vazio eu dou mamá pra ele, mas eu sei que isso não é o certo, como faço para mudar esse habito dele?

    Itamara

    1. Oi, Itamara.
      Não dê o mamá. Simples assim. Enquanto ele souber que, na queda de braço, quem vence é ele, seu filho vai continuar dominando a cena. Quando vc se sentir forte o suficiente e com estômago preparado para a ganhar essa queda de braço, entre na briga e só saia dela quando ele tiver a certeza que não terá o mamá. Prepare os nervos pois serão muitos dias, semanas sem comer praticamente nada. Sugiro até que vc jogue a mamadeira fora. Isso mesmo, jogar fora para não cair na tentação de dar mamadeira no lugar da comida. Ofereça o mamá em uma canequinha. E não troque por leite. Que tal pensar assim: será que eu daria refrigerante se ele pedisse a bebida no lugar da comida?
      Boa sorte na luta. Vai ser dura.
      bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.