Como substituir o sal pelos temperos

Home / Dicas / Cozinheiros de primeira viagem / Como substituir o sal pelos temperos
Como substituir o sal pelos temperos
seleções reader´s digest

Como substituir o sal pelos temperos. Sem sal sua vida não vai ficar. Pelo menos não se você aprender a usar temperos. Eles dão um sabor a mais na comida, acentuam aromas e ainda possuem vitaminas e propriedades medicinais. E são lindos! Fiz abaixo uma lista dos mais legais (com foto para ser fácil identificar na hora da compra) e os pratos que mais combinam. Depois de um tempo você vai descobrir outras combinações e passará horas brincando na cozinha. Todos eles podem aparecer nas comidinhas para bebês, como mostramos nas receitas da Quinta da Papinha

Salsinha: ela é o principal tempero da cozinha já que realça o sabor de quase qualquer prato. Ainda é conhecida por estimular o apetite, combater a anemia, o reumatismo e doenças infecciosas. Experimente, por exemplo, no macarrão com azeite ou na misturada com iogurte para molhos de salada.

Cebolinha: vai com quase tudo, das saladas aos refogados, dos assados aos gratinados.

Manjericão: no molho de tomate (claro!), mas também com peixe, berinjela, nas saladas.

Manjerona: no arroz, batatas, legumes cozidos, cenouras. Seu sabor é um pouquinho picante, então vá experimentando para ver se é do agrado da criança ou do bebê. Sabia que essa erva tem efeito calmante e estimula a digestão? Coloque na comida depois de pronta.

Alecrim: vai bem com berinjela, tomate, batata e couve-flor. Ele estimula a circulação sanguínea, o funcionamento da bílis e a digestão

Tomilho: com batata, macarrão com legumes e peixes. É um tempero forte, então use com bom senso.

Hortelã: bom em vinagretes, saladas verdes, com tomates cortados ou pepinos.

um beijo da Mô

28 thoughts on “Como substituir o sal pelos temperos

  1. Olá, bom dia!
    Gostaria de saber como temperar carne de boi (bifes) sem a adição de sal e de uma forma mais saudável.
    Normalmente lá em casa usamos: alcatra, contra-filé, chã de dentro e acém (em cubos, para ensopados ou frito)
    No caso do frango, descobrimos a páprica, que é um pouco apimentada, mas na medida certa fica ótimo. Teria algum outro?
    Obrigada!

  2. Comer totalmente sem sal é possível e necessário para o ser humano em geral. Posso citar os indígenas que não se alimentam de sal ou mesmo de açúcar e vivem muito bem. O sal é usado para conservar os alimentos e o açúcar artificial (produzido pelo homem) é utilizado para dar peso ao produto e para viciar as crianças (vide o famoso “algodão doce” e as balas apreciadas por elas e por muitos adultos). Eu passei a não consumir estes venenos e minha vida melhorou 100% depois que tardiamente fiquei hipertenso. Eu como até churrasco, sem nada de sal, mais com todo tipo de condimento disponível e finalmente tenho a dizer que o melhor tempero, sem dúvida, é a FOME.

  3. Tive bebê pouco tempo e com isso fiquei com hipertensão ,se puder gostaria de mais dicas de como substituir o sal.Beijos e bom domingo.

    1. Oi, Aparecida.
      Use sempre temperos e em boa quantidade para dar sabor aos pratos e não usar o sal. Ainda vai levar um tempo até você se acostumar com o sabor dos alimentos sem o sal. Mas lembre-se que é para a sua saúde. E não se esqueça de olhar o rótulo dos alimentos industrializados que costumam ter muito sódio.
      Bjs
      Patricia

  4. bom dia Mô,meu pai passou por uma cirurgia e ñ pode comer sal,fui buscar algumas dicas de alimentos e achei seu blog que muito me ajudou,ele tem 66 anos é diabético se tiver mais algumas dicas por favor poste em meu email por favor,desde já agradeço.abraços bom domingo

  5. Ola meninas muito bem exposto o sal e suas substituições. Aqui no Japão quase tudo eles usam shoyu e outros temperos a base de peixe. Eu uso pouco pois gosto do sabor real dos alimentos !! Mesmo o sal uso pouco. Algo que procuro usar é gengibre e shiro negui ( uma espécie de cebolinha porém grande igual a alho poró) da um realce as carnes e cozidos. Bjs

    1. Gostei muito , estou querendo aprender mesmo a incluir os condimentos na comida, pois não tenho este costume , eu uso alguns mas são bem poucos mesmos.Vou começar logo pois quero que minha família tenha uma boa alimentação ,quero excluir o caldo knorr, pois gosto muito, ponho no macarrão, e em tudo quanto leva molho ou até mesmo na carne assada. quero saber se alguns desses perdem suas propriedades sendo comprados em pó?

  6. Estou tentando emagrecer vi, que diminuir ou até eleminar o sal dos alimentos ajuda desinchar e de quebra a perder peso.Então tentando me acustumar aos pouquinhos, coloquei ervas finas, manjericão e orégano e um pouco de azeite de oliva na salada foi o suficiente para deixar a cenoura ralada e as outras saladas maravilhosas,pareciam que estavam salgadas, vou tentar fazer no arroz, temperar carnes …..

  7. esqueceram de mencionar a pimenta em pó para substituir o sal!

    é claro que o nível da pimenta fica a criterio da pessoa!

    eu uso a pimenta em alguns casos para substiuir o sal e fica muito bom!
    com azeite de oliva fica melhor ainda!

    1. É isto ai amigo. Eu ERA hipertenso e agora não sou mais porque tirei o sal completamente da minha alimentação. Como de tudo, mas sem sal. Vou te dar uma dica importante: sabe qual é o melhor tempero do mundo? A FOME! Alimente-se somente na hora que a fome bater e você vai ver a diferença.

  8. parabens, pelo blog, o alho gengibre e azeite de oliva, tambem formam uma combinação excelente para substituir o sal, batendo tudo no liquidificador junto com salsa cebolinha e hortelã, fica uma beleza, a quantidade a gente vai variando e experimentando, tambem sou meio viciado em sal e agora to tentando mudar.

  9. Olá! Estou procurando dicas para poder mudar meus hábitos alimentares e esse post me ajudou bastante a ter mais idéias na hora de temperar a comida. Comer é prazeroso! E eu que quero ter habitos mais saudaveis não quero deixar a comida light virar uma tortura – sem graça e sem sabor. Vou sugerir esse link no meu blog pra quem quiser aprender a substituir o sal – (maalvado e retedor de líquidos para quem está acima do peso) – por temperinhos deliciosos! Não conhecia muitos desses e alguns eu já usava. Valeu muito pelas dicas!

    Obrigada!

  10. O meu tempero tem pouco sal. O ovo que frito para as crianças e até mesmo pra nós 2 (eu e marido), não acrescento sal porque já tem o sal da margarina né? E ás vezes comemos com cuscuz, e nele eu coloco uma pitada de sal.
    Beijos.

  11. Convido todos a provarem a diferença entre o tempero seco e o fresco. Estonteante! Plantem em casa ou no apartamento. Bastam duas jardineirinhas, terra adubada e boa vontade. As crianças adoram acompanhar.

  12. oi, meninas!

    acabei de conhecer o blog, vai já pro meu reader.
    Eu também adoro temperos, e agora estou tentando plantar alguns em terrários. Não sei se vão crescer o suficiente pra serem usados na cozinha, mas pelo menos ficam bem bonitinhos e são cheirosos. Fora que foi bem gostoso montar os terrários com os meus meninos, e a gente agora fia acompanhando o crescimento das plantinhas.
    um abraço!

    s


  13. adoro combinar azeite com cominho na salada.o cominho é quase igual a pimenta, só que mais suave
    uso sempre cebolinha e salsinha em quase tudo. o molho vinagrete fica uma delícia.

  14. Oi, Mô.
    Adorei o post. Até porque tenho como meta reduzir o uso do sal, algo que ainda não consegui.
    Adoro tempero também. Aprendemos a usar o alecrim também na carne de porco, na bisteca.
    Adoro também folhas de louro em qualquer leguminosa (feijão, lentilha). Usamos ainda açafrão e coloral e orégano. Alguns compramos frescos. Outros em pó ou secos. Mas todos deixam a comida deliciosa.
    Mas queria apenas dizer que o sal é importante. O mais valor dele é revelar o sabor do alimento. Já comeu macarrão sem sal? Af! É horrível! Mas, na medida certa, fica delicioso.
    Só que infelizmente nós brasileiros gostamos de exceder na medida.
    beijos da Pati

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.