Quando as crianças começam usar talheres

Home / Dicas / Quando as crianças começam usar talheres
Quando as crianças começam usar talheres
Outro dia olhei e vi um montinho de arroz no prato da criança ao lado que teimava em cair do garfo. Ele até tentava se equilibrar na beiradinha do talher, mas quando começava a subida em direção à boca, caia. Então, mãozinhas inteligentes zanzaram em volta da mesa e acharam a ajuda pretendida: a faca. Um empurrãozinho a mais e lá estava o montinho de arroz no meio do garfo, feliz e ansioso pelo seu fim, na boca da menina. Fiquei mega feliz ao ver minha pequena Isabella de quatro anos manuseando os talheres com tanta galhardia.
Fui pesquisar e descobri que o esquema de talheres é assim entre os especialistas:

Colher – pode dar para o bebê segurar desde a primeira papinha, para ele já se acostumar e fazer bagunça. (Respirem amigas loucas por limpeza como eu. É saudável!). Ele só conseguirá usar direitinho por volta de um ano e meio. Usar a colher também é importante para a coordenação motora fina do bebê e a coordenação mão-olho.
Garfo – entra em cena aos dois anos, mas prefira os modelos sem pontas e esteja sempre por perto – até para terminar de dar a refeição porque se deixar por conta deles…
Faca – aos quatro anos, as versões sem ser afiadas já podem ser usadas, mas com a supervisão de adultos. Libere totalmente só depois dos dez anos, mesmo assim, com cuidado.



Lógico que tudo isso depende do desenvolvimento da criança, da ideologia da família, da paciência dos pais…
Um beijo da Mô

P.S. Os talheres das fotos são da Head Chefs

 

 

 

 

 

PS: Post publicado pela primeira vez em maio de 2013.

5 thoughts on “Quando as crianças começam usar talheres

  1. Oi, Celinha!
    Adorei o "pegar os talheres como pá". Rsrsrsr. O Samuel ainda muito em usar a faca. Quando usa, é o caos. Voa comida para fora do prato. Daí, ele desiste e espeta o bife inteiro com o garfo e leva para boca. Parece o homem das cavernas.
    Mas o fato é que a coordenação motora fina deles ainda está em construção – é só lembrarmos da variedade na letra deles no momento que escrevem.
    Foi o que a Mônica disse. Até os 10anos, eles devem ter melhorado (I hope). E, aí, comerão feito príncipes e não Shreks.
    Até lá, paciência, paciência, paciência, paciência. E, vale sempre, explicar, falar (como disse a Mônica).
    beijos da Pati

  2. Oi Celia!

    Não existe uma idade certa para eles segurarem os talheres corretamente, mas geralmente aos 10 anos já conseguem. Acho que você deve fazer as duas coisas: ensinar como você está fazendo, mas sem neuras. Mostre literalmente como é mais fácil comer do jeito correto, como a mão fica mais relaxada e você tem mais controle sobre a comida. E também explique que é mais bonito, que não precisamos de tanta frescura, mas que é importante segurar os talheres corretamente, que no futuro isso vai fazer diferença na vida deles…
    Espero ter ajudado e mande sempre suas dúvidas para nós. O que a gente não souber pela experiência jornalística que temos, vamos pesquisar para você com os especialistas.
    beijos

  3. Os meus gemeos ja estao com 8 anos e fico tentando faze-los segurar o talher no jeito "certo/educado" (dedos enroscados nos talheres). Tem alguma idade adequada para isto ou deixa eles pegarem os talheres como pa' e relaxa?

    Mae de 2 no Canada, sem irmas e amigas para perguntar estas coisas… Celia

  4. Quando cobrar de seus filhos que usem os talheres, lembrem-se de que a introdução desses utensílios é uma novidade muito recente na trajetória humana. Chegou à Europa por volta do século 11, mas só se tornou popular por volta do século 17. Ou seja, temos pouco mais de 300 anos de uso de talheres, o que, em 20 mil anos de história, é quase nada.

    O link abaixo é um bom resumo:

    http://www.cuisinenet.com/glossary/utensils.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.