Crianças na cozinha – Frango com flocos de milho

Home / Biblioteca / Crianças na cozinha – Frango com flocos de milho

Crianças na cozinha. Já falamos várias vezes aqui que uma das melhores maneiras de fazer as crianças comerem é deixá-las ajudar na preparação da comida. É esse o objetivo do livro Brinque-Book com as Crianças na Cozinha, escrito por Gilda de Aquino e ilustrado por Estela Schauffert (ed Brinque-Book). Ali você encontra receitas salgadas e doces bem fáceis. Os textos são escritos para as crianças (maiores) fazer a receita e indicam o momento de pedir ajuda para um adulto. Além disso, ele é todo ilustrado com cenas feitas de massinha, criadas pela Estela. Ah, e o livro ainda vem com um avental bem bacana para o mini-cozinheiro!

Para mim, o único problema nas receitas é a quantidade exagerada de maionese (que pode ser substituída em alguns casos por requeijão ou iogurte), a utilização de enlatados (esses ingredientes podem ser trocados pelas suas versões frescas) e o uso de margarina. Aqui vale dizer que eu, muito particularmente, detesto margarina e a acho muito mais prejudicial do que a manteiga. Mas isso vai de cada um. Enfim, uma boa receita é aquela que pode ser mesclada com o gosto de cada um. Dito isso, publico dois pratos que eu e Isabella já testamos (e aprovamos!):

Frango com flocos de milho

4 pedaços de frango sem pele

1/2 xícara de flocos de milho

1 colher de sopa de margarina cremosa

1 vidro de maionese

Peça ao seu ajudante para acender o forno a 180 graus. Bata os flocos de milho no liquidificador. Assim que ficar como uma farinha grossa, despeje em um prato fundo. Coloque a maionese em uma vasilha e espalhe com uma colher. Pegue os pedaços de frango e besunte-os com a maionese. Passe-os então na farinha de flocos de milho para que fiquem bem cobertos. Arrume os pedaços em um pirex e coloque 1/2 colher de chá de margarina em cima de cada um. Peça ao seu ajudante para colocar o pirex no forno e vá brincar, pois este prato tem de assar bem devagar.

Preparo: 20 minutos

Forno: 40 minutos a 180 graus

Rendimento: 4 pessoas

Nossa adaptação: Trocamos a maionese por requeijão! Fizemos a primeira vez com maionese, mas, como aqui em casa ninguém está acostumado com maionese industrializada, não gostamos. Experimentamos com requeijão e ficou muito melhor! Ah, e colocamos manteiga, não margarina.

Biscoitinhos amanteigados

200 g de manteiga

2 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de amido de milho

1 1/4 xícara de açúcar

Peça ao seu ajudante para acender o forno a 180 graus antes de começar. Misture tudo e amasse muito bem. Faça bolinhas do tamanho de bolas de gude, ponha na assadeira, sem untar, e peça ao seu ajudante para levar ao forno já quente.

Preparo: 15 minutos

Forno: 30 minutos a 180 graus

Rendimento: 24 biscoitinhos

Nossas observações: Quando eles dizem amasse muito bem faltou esclarecer que é preciso amassar muito, muito, muito. O ideal é a criança amassar um pouco e depois revezar com o adulto. Demora um tempo para a massa ficar homogênea. E fique de olho no forno pois aqui em casa ficou pronto em 20 minutos – e não 30 como sugere o livro. Outro mistério que não consegui desvendar: usei exatamente as quantias recomendadas, fiz bolinhas do tamanho de bolas de gude, mas deu uns 60 bolinhos! O que foi ótimo pois ficou uma delícia!!!!

beijos

Mônica

 

8 thoughts on “Crianças na cozinha – Frango com flocos de milho

  1. Muito boa receita! Deu um pouco de desespero na hora de amassar, pois ficou igual a uma farofa e parecia que não ia dar liga nunca…Resolvi ir juntando e fazendo bolinhas, no fim deu certo. Depois procurei outras receitas e vi que também pode ser aberta com plastico filme e cortada com forminhas divertidas. Outra dica que pode ser aproveitada é adicionar raspas de limão.

  2. Esses biscoitos ficam macios ou durinhos? Devemos retirar do forno com eles ainda brancos ou quando já estão começando a corar? Tenho uma receita um pouco parecida, mas sempre ficam duros feito pedra. Agradeço se vc tiver uma dica, especialmente se tmb eu posso fazer formatos diferentes pro e com meu filho.

  3. Esse biscoitinho amanteigado dá pra fazer “chatinho” cortado com forminhas de vários formatos? Adorei a idéia, adoro fazer coisinhas na cozinha com o meu ajudante! rs!
    beijos

  4. Olá pessoal,
    Este post me fez lembrar de um dvd que minha filha tem. Quer dizer três dvd’s, visto que o pai dela é louco com culinária.
    É o DVD do “Telmo e Tula – Os pequenos cozinheiros”.
    Vocês podiam fazer um post sobre ele…
    O dvd é uma graça, são dois irmãos que são cozinheiros e sempre que precisam fazer alguma coisa que criança não pode fazer eles chamam o “vovôôôô” para ajudar.
    O Telmo é louco com pimentas e quer colocar pimenta em todas as receitas e inventa umas receitas bem malucas.
    A Tula é mais ponderada e faz tudo certinho.
    É simplesmente lindo.
    O dvd tem mais ou menos uns 8 epsódios cada. Comprei o dvd no extra e foi super baratinho…
    Fica aí a dica pra todos..

  5. Mô, eu tenho esse livro e tive a mesma impressão. As ilustrações são lindas e as receitas são fáceis de fazer, mas a maioria não é nada saudável. Tem que dar uma boa adaptada… Bjos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.