Feijoada Vegetariana

Home / Receitas / Pratos Principais / Feijoada Vegetariana
Feijoada Vegetariana

Quarta feira é dia de feijoada, né? Que tal experimentar essa criação do Caio Melo, autor do blog Pais Modernos? É uma ótima forma de crianças (e adultos) comerem mais legumes e fica uma delícia!

Bon apetit!

Mônica

Feijoada vegetariana

Por Caio Melo/Pais Modernos

 

Essa feijoada eu só descobri que não era um “simples feijão” depois de grande. Isso porque minha mãe sempre fez feijão desse jeito, tornando comum para mim o que viria a ser novidade para pessoas que experimentavam. Aliás, eu sempre fui viciado em arroz com feijão e só descobri depois que era culpa da minha mãe: o feijão era uma verdadeira feijoada vegetariana, enquanto o arroz era sempre bem temperado com alho e azeite de oliva. 

Essa receita é uma boa forma de enriquecer a ingestão de vitaminas e nutrientes do filhote (ou de um adulto mais chato para comer legumes e verduras) sem ficar servindo salada o tempo todo.

O negócio é tão simples, mas tão simples, que não vai ter muito o esquema de modo de preparar. O único pré-requisito é que você já saiba fazer feijão usando panela de pressão. Já sabe? Então tá molezinha! Vamos ao que interessa:

O tipo de feijão:
Eu aprendi com minha esposa a misturar os tipos de feijão. Coloco feijão vermelho e preto em metades iguais, porque assim evito a má digestão que algumas pessoas sentem com o vermelho e disfarço a aparência do feijão preto que algumas crianças não gostam.

Ingredientes padrão:

  • cebola picada (para dar aquela refogada esperta);
  • Feijão (mais óbvio impossível, né?);
  • Cominho (para dar aquela temperada esperta);
  • Sal;
  • Óleo.

Sugestão para a feijoada:

  • Cenoura;
  • Abóbora;
  • Batata;
  • Beterraba;
  • Chuchu;
  • Couve.

 

O modo de preparo é simples. Você vai fazer seu feijão como se nada estivesse acontecendo. Enquanto o deixa na pressão, escolha os ingredientes que comporão a feijoada e corte-os em cubos bem grandes (até porque se cortar muito miudinho, vai desmanchar tudo e virar uma papinha). A abóbora pode ir com casca, o que dá um gostinho bem bacana. Do meio para o final do tempo de cozimento do feijão, você desliga o fogo e com todo o carinho e cuidado que a panela de pressão merece, abra-a e coloque os ingredientes da feijoada. Agora é só esperar mais alguns minutinhos e pronto!

Eu gosto de deixar os legumes bem molinhos, quase se desfazendo. A abóbora e o chuchu vão quase se desmanchar e engrossar ainda mais seu feijão, deixando com uma consistência bacana de feijoada. Outra dica é, na hora que abrir a panela para colocar os legumes, amassar um pouco os grãos com um pilão. Assim eles vão se desfazer e engrossar o caldo da sua feijoada.

 

Para acompanhar, que tal arroz branco bem carregadinho no alho, couve refogada e umas batatinhas smile? O prato ficará fofo, repleto de nutrientes e bastante saboroso! Se quiser variar os ingredientes da feijoada, pode de vez em quando colocar berinjela, abobrinha e até mesmo pimentões.

beijos do Caio!

16 thoughts on “Feijoada Vegetariana

  1. Fumaça líquida ou em pó são o gosto de defumado.
    Uso linguiça de seitan (trigo) com tofu defumado fazendo as vezes de bacon.

    Tofu, só se for o defumado, porque o tradicional é base para outras receitas e praticamente não tem gosto.

  2. Eu gosto de deixar os legumes bem molinhos, quase se desfazendo. A abóbora e o chuchu vão quase se desmanchar e engrossar ainda mais seu feijão, deixando com uma consistência bacana de feijoada. Outra dica é, na hora que abrir a panela para colocar os legumes, amassar um pouco os grãos com um pilão. Assim eles vão se desfazer e engrossar o caldo da sua feijoada.

  3. Caio

    Fui num restaurante indiano de um cozinheiro experiente que usa a culinária dos Vedas. Eles não usam cebola e alho porque acham que é remédio e quando necessário não fará efeito se usar todos os dias. Além disso alho e cebola são “excitantes” e atrapalham a meditação.Para usar um sabor similar eles usam uma coisa chamada Assa-Fétida. E para emular o aroma de DEFUMADO, ao invés de porco, costelinhas e outras gorduramas, eles usam o TOFU, que tem sabor que imita o DEFUMADO e émais saudável.

    Boa né?

    Ignacio

    1. hahahahaha po, Rafa, se arrisca lá no fogão, pô!

      Bem, eu tive a sorte de ter como referência um pai que sempre cozinhava nos fins de semana. Então antes mesmo de ser vegetariano, eu tinha na gastronomia um dos meus passatempos favoritos 😛

      Vai lá queimar um arroz para treinar, rapaz ehehehe

      Abraço do Caio

  4. Nossa, eu ja fazia esta feijoada e não sabia, Rsrsrsr. Adoro!!! Outra dica legal é colocar frango, nós aqui em casa colocamos a coxinha ou peito de frango (refogo bem antes de colocar) fica uma delicia!

  5. Olá Caio e Mônica,
    retornei ao blog porque sabia que teria mais novidades e já adorei!
    Eu não conhecia essa maneira de fazer Feijoada Vegetariana, misturando os tipos de feijões.
    Eu simplesmente adoro feijoada, então, pra mim fica bom de qualquer maneira!
    Continuem assim. Parabéns mais uma vez!
    Beijinhos Cris ;*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.