Frio pede fondue!

Home / Cardápios / Frio pede fondue!
Frio pede fondue!

fondue

O fondue de chocolate, por exemplo, é uma ótima desculpa para as crianças comerem frutas!

Dicas que funcionam por aqui:
– Escolho as frutas com os meninos e inclua a minha favorita (a pera), que eles não gostam, mas comem um pedaço ou outro.
– Corto as frutas na mesa enquanto o chocolate vai derretendo no réchaud.
– Não deixo o chocolate ficar muito quente para não correr o risco de queimar lábios ou línguas infantis!

Ontem recebemos duas amigas (mãe e filha) e fizemos fondue de queijo, que foi plenamente ignorado pelos menores, e de chocolate, que teve adesão completa. Comprei o da marca Serrabela. É bem ok, fácil de fazer (basta colocar na panelinha, aquecer no fogo do fogão e levar ao réchaud) e tem preço razoável. Foram digeridas duas bananas, uma maçã, uma pera e uma caixa inteira de morango. Se você quiser pode também acrescentar uva (melhor que seja a sem caroço), pois é outra fruta bastante apreciada pelas crianças.

Minha amiga também ensinou uma brincadeira que você pode fazer com os pequenos: quem deixar a fruta cair do palito, dentro do réchaud, tem de pagar mico, como imitar um bicho.

Dá para improvisar, derreterendo o fondue (ou qualquer chocolate em barra) no fogão. Depois coloque-o em uma travessa de barro, que mantém a comida mais tempo aquecida, e leve à mesa, sem o fogareiro.

Os bebês maiores de um ano e meio também podem entrar na brincadeira. A fruta pode ser espetada (com garfinho sem ponta) e lambuzada em mingau de amido de milho feito com chocolate em pó. Sem exageros no açúcar e no chocolate.

Agora é só se divirtir e se aquecer.

Beijos,
Patricia

8 thoughts on “Frio pede fondue!

  1. A sugestão de Viviane para começar bem o dia, mesmo tendo pouquíssimo tempo para comer, é uma fatia de pão integral com margarina light e um copo de leite desnatado com café ou chocolate. Para quem não toma leite, pode substituí-lo por queijo branco. Outra opção rápida é uma vitamina de frutas com leite desnatado e aveia ou granola com frutas e iogurte desnatado.

  2. Esse João é um tal de “trool”
    aff meu, super inteligente sua ideia,
    eu sempre fui magra e nunca parei de comer chocolate (sem falar do desafio de ficar sem chocolate, carne, lanche por um mês, e consegui na boa)
    porém nunca deixei de comer e não sou obesa.
    Provavel que ele seja obeso e acha que o chocolate, e não a gula, é culpado
    João, vaii ler um livro, vai!

  3. Ótima idéia. Pra criança comer fruta tem de comer chocolate. Realmente, qdo a criança se tornar um adulto obeso, a gente ja sabe um dos motivos.

    1. Oi, João.
      Vou esclarecer uns pontos porque acho que você não está entendendo o que anda lendo: uma criança se torna um adulto obeso não porque come frutas com chocolate, mas por uma série de fatores, entre eles o excesso de chocolate, a falta de frutas, o excesso de comida no prato, o fato dos pais exigirem que a criança raspe o prato, por tendência genética, doenças preexistentes, pais negligentes que não dão limite nem na hora de comer, mas, acima de tudo, por falta de atividades físicas. Ah, e claro, também por causa do fondue de chocolate que ela come, ou melhor, se entope, no inverno!
      Patricia

  4. Boa idéia do fondue de chocolate com a criançada. Meu filho ama frutas, vai ser uma curtição só! Ainda mais com essa idéia da brincadeira de pagar mico quem deixar a fruta cair no chocolate! Isso é minha cara!
    Bjs, Eliane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.