O que as crianças esperam da comida?

Home / Meu Filho Não Come / Comportamento / O que as crianças esperam da comida?
O que as crianças esperam da comida?

baby_w_spaghetti_mess_4987941-263x300O que as crianças esperam da comida? Ingerir nutrientes importantes que vão garantir o seu crescimento? Ter energia para lidar com o dia-a-dia e ainda se desenvolver de forma saudável? Manter seu organismo forte para não pegar gripes e resfriados? Não, quem espera essas coisas são os adultos!  Frases como “você precisa comer para crescer, ficar saudável e inteligente” não fazem sentido para as crianças. Falar dessa forma na mesa vai parecer um blá, blá, blá chato e sem fim. Elas são diferentes e funcionam melhor quando os objetivos fazem parte do seu universo e acontecem rapidamente, não em um futuro longínquo.

Pensei sobre o assunto porque aqui em casa tem uma onda sobre o cocô. Não sei exatamente como aconteceu, mas minhas meninas descobriram a relação direta que existe entre certos alimentos e a facilidade de evacuar. Então agora é um tal de perguntar na mesa se determinado alimento vai ajudar no cocô! Coloco o picadinho de carne e legumes e lá vem elas: “mamãe, isso é bom para o cocô?”. Felizmente a maioria das comidas saudáveis são, então tá tudo certo. E, veja, crianças quando encanam com algo, levam aquilo muito a sério. Até a caçula, louca por doces, outro dia me saiu com essa: “Chocolate ajuda o cocô”? Fui sincera, disse que não muito, e ela resolveu comer um pedaço menor…

O bacana é prestar atenção ao momento do seu filho. Ele acabou de sair de um febrão? Que tal contar que certos alimentos podem ajudar o seu exército interno a ficar bem forte e lutar contra a febre? Ele quer crescer para andar na montanha-russa que só aceita crianças maiores de 1,40m? Ótimo, mostre como um bom prato de arroz e feijão facilita isso. E também conte que os porcaritos que ele tanto gosta não vão ajudar em nada, apenas tirar o apetite e roubar o espaço da outra comida que poderia realmente colaborar. Vá por onde é importante para ele.

Outros exemplos: crianças pequenas são loucas para crescer, porque acham que os grandes podem fazer coisas extraordinárias. Use esse desejo para o bem. Não com o nosso conceito de adulto sobre crescer, mas com o delas, que é um pouco mais micro. “Ah, você quer escorregar sozinha como a Aninha? Então precisa comer esse pratão de macarrão para seu corpinho te ajudar nisso”.  “Quer ficar linda como a Barbie? Os legumes vão deixar sua pele brilhante e seu cabelo bem comprido”. E por aí vai.

O bom desse processo todo é que você não está enganando a criança. Apenas adequando a verdade ao mundo dela. Não se trata de uma chantagem, como prometer um brinquedo se ela limpar o prato. O legal é sempre manter o que é dito dentro do que sabemos que é verdade. Alguns alimentos realmente ajudam o cocô. Comida saudável fortalece o organismo contra infecções. Arroz e feijão colaboram para o crescimento. Macarrão dá energia para as brincadeiras diárias. Legumes deixam a pele e os cabelos brilhantes.

Experimente falar sobre isso na próxima refeição e volte aqui para contar como foi!

beijos

Mônica

 

2 thoughts on “O que as crianças esperam da comida?

  1. Oi Mônica.
    Faço isso com a Aninha… Ela vai fazer três anos e se habituou a perceber a relação entre comida e saúde, e faço isso usando o seu “modos operandi” e… realmente funciona. A verdade sempre ajuda, não? Suas dicas são muito pertinentes… ¡Gracias!

    1. Oi Eugenia, bom saber que você já usava isso! Eu sempre acho que se a gente fala a lingua da criança e pensa no universo dela, tudo fica mais fácil, né?
      beijão,
      Mônica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.