Papinhas no Mundo: 10 dicas que podem ajudar você!

Home / Guia de Papinhas / Papinhas no Mundo: 10 dicas que podem ajudar você!
Papinhas no Mundo: 10 dicas que podem ajudar você!

O PAPINHAS NO MUNDO é um projeto que eu e a Patrícia adoramos!  E além das curiosidades e das culturas diferente serem muito legais, tem um monte de dicas que podemos aproveitar por aqui. Olha só as que eu pincei…

Papinhas-no-mundo

1- Deixe o bebê experimentar a comida da família. No Senegal, os pequenos são incentivados a colocarem o dedinho na comida e se lambuzarem, mesmo quando o tempero é mais picante. É uma boa maneira de se acostumar com tudo.

2- Acredite mais no iogurte. Ele pode ser uma boa forma do bebê consumir cálcio, como faz a mãe do Senegal. Vá oferecendo um pouquinho a cada dia. Não precisa adoçar, assim o bebê se acostuma com o sabor original. E vale até misturar iogurte na papinha, como molhinho de algum legume, na sopa…

3- Diversifique os ingredientes. Não precisamos ficar nos tradicionais batata, cenoura, mandioquinha na hora de fazer a papinha. Bebês franceses, por exemplo, já vão conhecendo sabores como o da alcachofra, do champignon e do alho poro.

4- Coloque todo mundo na mesa. Na França, os bebês também costumam comer junto com toda a família, na mesa. Assim vão associando a hora de comer com algo gostoso.

5- Monte uma horta junto com a criança. É uma maneira divertida de incentivá-la a comer verduras. A Herika, do Japão, por exemplo, plantou tomates, berinjela, pepino, morango, couve, alface, vagens, cenoura, rabanetes, beterraba. Se conseguiu isso lá, imagine o que a gente não consegue por aqui, onde tudo isso é abundante!

6- A aparência da comida é tudo. A da comida japonesa, sempre enfeitada, também ajuda a criança a querer experimentar. Que tal usar forminhas para deixar o arroz mais divertido? Ou montar uma carinha ou outro desenho usando os alimentos? Pelo menos sempre dê uma ajeitadinha no prato antes de colocar na mesa. Nada de gororoba…

7- Ás vezes, camufle os alimentos. Esse é outro truque da mãe japonesa. O inhame no feijão, a abóbora no curry, ou o pão de tofu, muffins de espinafre. Comidas escondidinhas podem ser usadas sim, mas não sempre, ok?

8- Mude o tempero de sempre. Que tal colocar Parmigiano Reggiano na papinha? Chique, os italianos misturam pelo menos 5g de queijo na sopinha, depois de quinze dias da iniciação. E desde o começo, tudo é regado com azeite de oliva. Fala sério, o sabor deve ser maravilhoso!

9-Experimente outros costumes, afinal, pode dar certo. Os italianos, por exemplo, tem um que no início me pareceu bizarro, mas faz todo o sentido: para evitar gazes, eles dão 30 gr de maçã ou pera raspadinha, 20 minutos antes da refeição.

10-Invista no café da manhã. As crianças americanas tomam bastante leite e comem cereais antes de começarem o dia. Para ficar melhor ainda, que tal experimentar cereais mais naturais, que temos por aqui?

 

beijos e bom começo de semana

Mônica

Post originalmente publicado em julho de 2011

3 thoughts on “Papinhas no Mundo: 10 dicas que podem ajudar você!

  1. Muito obrigada pelas dicas!!Mariana je1 este1 mesmo enoadja das sopas/papinhas!! Te1 colocando tudo para fora.A minha preocupae7e3o e9 que ela ne3o coma todos os nutrientes necesse1rios agora que vai comee7ar a comer a comida da famedlia . Afinal, na papinha, eu coloco tudo ate9 mesmo aquilo que, aqui em casa, ne3o comemos, tais como brocf3lis, couve-flor, mandioquinha No dia que a d9rsula ne3o come a comida da famedlia , vc oferece em seguida a sopinha? Isso ne3o pode atrapalhar um pouco? Afinal, ela pode pensar que se ne3o comer vai ter sempre a sopinha.Adorei mesmo as dicas! Mas, que tal mais post sobre o assunto. Carde1pios e modos de preparo para criane7as nessa faixa ete1ria.Beijo grande.

  2. Olá Monica e Patrícia,

    Ótimas dicas. Ótimo post.
    Muito legal a ideia de pinçar hábitos alimentares de outras culturas e agregar aos nossos.

    Oi Carol,

    Seu blog é ótimo, cheio de dicas fantásticas.
    Sempre muito bacana quando alguém decide dividir suas experiências. Continue!!

    Aproveito para convidá-las a conhecer o blog paessevenboys.blogspot.com. Lá, encontrarão dicas de vida saudável e boa alimentação. Passem lá para uma visita, estamos aguardando.

    😉
    @Paes_SevenBoys

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.