Suco caseiro na lancheira dá certo?

Home / Blog / Suco caseiro na lancheira dá certo?
Suco caseiro na lancheira dá certo?

sucos3

Um dos assuntos que mais preocupam os pais na hora de fazer o lanche dos filhos é o que mandar de suco. Vale a pena apostar no suco caseiro ou ele perde todas as suas funções até a hora do recreio?

Entrevistei a nutricionista Tânia Rodrigues, diretora técnica da RG Nutri Consultoria Nutricional e as notícias são boas. Veja o que ela explicou:

– Realmente as vitaminas das frutas, especialmente a vitamina C, sofre oxidação em contato com o oxigênio e vai perdendo sua eficiência. Por isso, quando comemos a fruta cortada em pedaços ou na forma de sucos, já ocorre uma diminuição no teor de vitaminas
– Estudos mostram redução significativa após aproximadamente 4 horas de exposição (suco pronto). Mesmo com essa perda – de 30 a 50% – muitas frutas podem ser utilizadas nas lancheiras, como suco de acerola (muito rica em vitamina C), melão, abacaxi e maracujá, pois sofrem menos oxidação e por isso não alteram o sabor em até 6 horas
– A oxidação se dá com luz, calor e exposição ao oxigênio. Ela pode ser evitada ou atrasada usando garrafas escuras e muito bem vedadas. O melhor é usar garrafas pequenas para que fique com 90%, no mínimo, do espaço preenchido, assim terá menos exposição ao oxigênio.

Resumindo: faça o suco perto da hora de ir para a escola, encha uma pequena garrafa térmica escura e bem vedada e coloque na lancheira sem medo!

Lógico que o suco de caixinha não dá todo esse trabalho. Então, para convencer, lembre-se que as versões industrializadas possuem corantes, aromatizantes, acidulantes, estabilizantes, antioxidantes e aditivos alimentares – leia as dicas de consumo do Consumidor Brasil. Em excesso – e ninguém ainda conseguiu mensurar isso – eles podem causar alergias, disfunções metabólicas e digestivas, e até câncer. Melhor ir para a cozinha fazer um suco caseiro, né?

Um beijo da Mô

29 thoughts on “Suco caseiro na lancheira dá certo?

  1. Gostaria de saber se pode fazer na noite anterior e congelar, de manhã retira do congelador e na hora do lanche ainda estará geladinho. Isso mantém por mais tempo os nutrientes ou não?

  2. Mariana Desimone , NÃO existe suco pronto sem conservante…. não acredite no que dizem a spropagandas ou rótulos.
    Para ele não estragar nas prateleiras (e no caminho até elas) e em todo o tempo que ela espera sua compra…..
    não se iluda.

  3. Para fugir dos sucos de caixinhas e refrigerantes, mando yougurt quase todos os dias porque meu filho gosta, procuro sempre comprar o desnatado. Tem algum problema tomar yogurt todo dia?

    1. Sobre substituir o suco por iogurte:
      mas, e que mal há nos iogurtes industrializados? Além da maioria esmagadora ser feira com leite não orgânico (preciso comentar os malefícios?), eles possivelmente carregam espessante, aromatizante, acidulante, conservante e sem dúvida, corante! Todos esses “antes” indecifráveis na embalagem trazem maior risco ás crianças em desenvolverem alergias e disfunções metabólicas e digestivas.
      http://prisciladiciero.com.br/

  4. Eu amo os sucos naturais, mas há no mercado opções de sucos prontos que eu dou para os meus filhos sem peso na consciência. Os da marca sul-africana Ceres são apenas fruta, nada de acidulante,açúcar, corante,conservante. Tem também aqueles de garrafa de vidro de uva, maçã e até caju achei uma vez, que são ótimos também.

    Claro que fazer o suco natural e fresquinho além de ótimo para a saúde é aquele “carinho de mãe”, mesmo. Mas para aqueles dias em que o mundo vai cair na nossa cabeça, há sim opções saudáveis e bem práticas. Só temos que pesquisar.

  5. Meus filhos, além da escola, têm atividades à tarde e ficam direto. Eu tenho feito suco antes ou mesmo na véspera, coloco em garrafinhas tipo squeeze e coloco para congelar. Na hora de sair de casa, de manhã, tiro do congelador e coloco na lancheira térmica, com um daqueles “gelos embalados”, que se usa para conservar remédios e vacinas. Assim, o suco ainda está gelado quando eles consomem no período da tarde.
    Não sei se assim as vitaminas ficam preservadas, vocês sabem? De toda forma prefiro mandar assim do que os sucos de caixinha. Deixar de mandar suco não é uma opção, já que as crianças estão acostumadas.

    1. Oi Shakti, acho que a forma como você faz está corretíssima. Vou confirmar com a nutricionista que me deu a entrevista sobre o quanto as vitaminas ficam preservadas. Sei que uma parte se perde, mas mesmo o que fica é mais nutritivo que os sucos industrializados. Assim que tiver uma resposta faremos um post, ok?
      beijos

  6. E ISSO AI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! NAO TOMEM O SUCO PROVENIENTE DAS ENTRANHAS DA SELVA DE PEDRA ENVENENADO COM QUIMICOS ARTIFICIAIS E ARTIFICIOSOS, AO INVES DISSO SIRVAM-SE DA FRUTA COLHIDA NO SEIO DE MAE GAIA PACHA MAMA, ORE RUB IGBACUPE TECOAR, YMOETE PIRAMO, IGBACUPE, YNHEMONHANGA YABE

  7. É preferível dar aos filhos sucos naturais caseiros mesmo que sem as vitaminas do que compra-los de caixas prontas cheios de conservantes. ”Dos males devemos buscar sempre o menor”

  8. Puxa amei as informações, mas ainda fico na dúvida.. minha filha fica em horário integral. Se fosse levar suco natural eu teria que fazer por volta das 6:30 da manhã e ela só consumiria as 14:30h, será que vale a pena? Quais frutas duram mais tempo nesse caso? Um abraço Cleise

  9. Bom dia. Tenho a mesma dúvida da Wanderleia.
    Se coloco o suco natural (mesmo que em garrafa térmica escura) na lancheira às 13h30 e o lanche dele é às 16h30, ou seja 3h depois, não há o risco dele “azedar” e fazer mal? Grata.
    Adoreiiii o blog e o post. Bjs.

    1. Oi, Tereza.
      Não há risco de azedar. Fique tranquila. Evite sucos cítricos, como limonada, laranjada, pois eles amargam, mas não azedam.
      bjs
      Patricia

  10. Boa Tarde
    Bom estou preocupada pois meus filhos estao tendo crises de urticaria e minha medica pediu pra suspender corantes como suco de caixinha teria a opcao de mandar natural mais tenho receio de chegar azedo e fazer mal, eles saem de casa meio dia e o lanche ë as quinze horas? com seria essa garrafinha ?

  11. Ola pessoal, alguem conhece o suco Naturalle vendido no supermercado zaffari em porto alegre? Vem em uma garrafinha e diz que nao tem nada de conservantes, açucar ou agua, é purinho. Se mantem pela pasteurização. Mando este suco para minha filha no lanche da escola. Possi confiar?

  12. Olá Meninas. Aqui na Suécia percebo que algumas coisas são diferentes sim. Meu pré-natal é feito por uma midwife (parteira) e não por um médico. Não existe aquela cobrança sobre o peso que existe no Brasil, e sim sobre a qualidade do que ingerimos. Sobre amamentação, estou curiosa para receber as instruções do hospital quando ela nascer. Mas já me informei que eles incentivam e inclusive uma enferemeira nos visita em casa para auxiliar, mesmo no sistema público, que é o que uso. Cada detalhe desse aprendizado vou postar e continuo seguindo vocês. Abraços.

  13. Oi Lu, fiz esse post em sua homenagem (de novo)! Fiquei feliz com as respostas da dra Tânia. Agora é convencer a criançada sobre isso. E eu concordo, suco de laranja de caixinha é horrível. Eles colocam aquele monte de química e mesmo assim não conseguem deixar o sabor se quer parecido.
    um beijo

  14. Oi Sarah, viu que legal? Eu também fiquei super feliz de saber que ele aguenta mais no que a gente imagina…

    Oi Cíntia, parabéns pela gravidez! Vou lá visitar o seu blog. E vai contando para a gente como é a alimentação aí na Suécia, quais orientações você tem recebido enquanto grávida e o que eles orientam sobre a amamentação e papinha. Será que é muito diferente do Brasil? Eles incentivam o aleitamento? Fiquei curiosa…

    Oi Pati, eu ADORO esse suco de casca de abacaxi que tomava na minha infância mas não lembrava como fazia. Agora que você deu a receita vou fazer aqui em casa.

    Cássio, é uma ótima pergunta! Vou mandar essa questão para a Dra Tânia e vamos ver o que ela diz.

    beijos para todos

  15. Qual a possibilidade de adicionar algum antioxidante poderoso no suco, como camu-camu (fruta da amazônia, parente da jabuticaba) ou acerola no suco que se quer oferecer? Pode ser usada até polpa congelada, que chega a ter mais vitamina C do que a fruta in natura.

  16. Oi, Mô.
    Ótima informação.
    Lembrei que faço suco de abacaxi com a casaca da fruta. Ao invés de jogá-la no lixo depois de descascar a fruta, lavo os pedaços coloco tudo numa panela ou em uma caneca, com bastante água, e deixo ferver. A dica para saber se deu o ponto, é ver se a água ficou amarela e a casca, mole. Depois de coar, coloque o líquido na geladeira. Ele aguenta bem do meio-dia até o jantar.

    E não esquecendo que, além dos aditivos alimentares, alguns sucos industrilizados também têm uma porcentagem importante de sódio.
    beijos da Pati

  17. Oi, Mô.
    Fiquei mais tranqüila agora, porque o Bruno poderá tomar suco na hora do lanche. A idéia de trocar o natural pelo artificial ou pela água não me agrada. Aliás, tem coisa mais ruim do que suco de laranja de caixinha? Para mim, o sabor não é nada parecido com o da laranja de verdade. Mesmo aquele que vem com gominhos é horrível.
    Bjoca.
    Lu

  18. Acabei de conhecer o blog de vocês. Adorei! Estou grávida de exatos 7 meses, morando na Suécia e com sede de aprendizado sobre alimentação. Esse blog vai para minha listinha especial, um link no meu blog. Abraços e parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.