Qual a diferença entre suco de caixinha, néctar e refresco?

Home / Meu Filho Não Come / Comportamento / Qual a diferença entre suco de caixinha, néctar e refresco?
Qual a diferença entre suco de caixinha, néctar e refresco?
suco-caixinha
crédito da foto: Glitter Meets Glue

Qual a diferença, afinal, entre refresco, néctar e suco de caixinha? Você acha que é tudo igual? Então, está precisando ler mais o Estadão Comer para Crescer e descobrir que existe diferença entre eles. Néctar, por exemplo, tem mais açúcar que o suco. Mas também existem néctares que são ricos em vitamina C. É importantíssimo também prestar atenção na presença de sódio. E quando você ler a palavra edulcorante significa que ali não tem açúcar branco, mas adoçante!

Para esclarecer uma montanha de dúvidas sobre suco de caixinha e nos ajudar a fazer as escolhas mais saudáveis entre os vários produtos disponíveis nas gôndolas, conversamos com a nutricionista Carolina Godoy, da Equilibrium Consultoria.

Assim, da próxima vez que você for ao supermercado, preste atenção ao rótulo. Veja o que está escrito na caixinha, leia a tabela nutricional, compare e só depois tome a decisão de comprar o produto que mais de encaixa ao seu estilo de vida. E jamais esqueça que o melhor líquido para mantar a sede dos filhos e hidratá-los é a água.

1 – Qual a diferença entre néctar, suco e refresco? É possível diferenciá-los pelo rótulo do produto?

A palavra “suco” é usada popularmente para se referir a todas as bebidas feitas a partir da fruta, mas o que poucas pessoas sabem é que existem diferentes tipos de produtos dentro dessa categoria.

Os sucos são aqueles que possuem apenas fruta em sua composição, sem adição de água, açúcar, corantes ou conservantes, e por isso são mais interessantes do ponto de vista nutricional.

Existem também os Néctares, que possuem em torno de 30% de suco de fruta e podem ter outras substâncias adicionadas.

Os refrescos ou bebidas mistas são, em geral, as bebidas que possuem menos de 30% de suco de fruta em sua composição.

Para saber qual produto está sendo consumido é importante é ler os rótulos. Na parte da frente das embalagens das bebidas, eles são obrigados por legislação, a trazer a referência sobre esta classificação que mencionamos acima. Os sucos têm a indicação de “100% fruta” ou “integrais”, enquanto para as bebidas com menor porcentagem de fruta são denominadas nos rótulos como néctar ou refresco, seguido pelo sabor da fruta, por exemplo, “Néctar de uva”.

Outro ponto importante dos rótulos é a lista de ingredientes. Eles aparecem em ordem decrescente, ou seja, os primeiros são aqueles presentes em maior quantidade no produto. Por isso, fique atento aos produtos que o açúcar aparece entre os primeiros ingredientes. É sempre bom é dar prioridade para aqueles em que a fruta ou o suco de fruta aparecem logo no começo da lista.

 

2 – Existem vantagens e desvantagens nutricionais em cada um deles?

As características nutricionais dos alimentos disponíveis no mercado são bastante variadas, algumas marcas acrescentam alguns nutrientes importantes em sua fórmula. É importante saber que todos os produtos podem fazer parte de uma alimentação saudável.  O que precisamos é passar as informações corretas para o consumidor fazer suas escolhas!

 

3 – Pensando em açúcar, qual deles contém menos e qual contém mais?

Certamente a quantidade de açúcar deve ser uma preocupação. A maioria dos consumidores desconsidera esta questão quando consomem este tipo de bebida.

A quantidade de açúcar pode variar bastante entre os produtos. Os sucos 100% fruta não possuem adição de açúcar, apenas o dulçor natura da fruta!  Já os néctares e refrescos costumam conter açúcar. Uma alternativa a isso são as bebidas light, que contém adoçante, mantendo assim o sabor doce sem acrescentar calorias.

 

4 – Qual o mais indicado para as crianças?

Os sucos de caixinha de 200 ml são uma boa opção para a lancheira das crianças. O tamanho pequeno e a tecnologia usada na produção e envase dos sucos permite que as propriedades nutricionais e o sabor sejam preservados. É interessante apostar nos sucos 100% que se aproximam mais dos sucos naturais, não têm adição de açúcar, e ainda contam com a praticidade e segurança de estarem na caixinha. Hoje em dia é possível encontrar marcas no mercado que oferecem estes tamanhos menores.

5 – Os sabores de cada um são diferentes?

Os sabores podem variar bastante entre os tipos de produto, fabricante, etc. O suco, por conter maior quantidade de fruta, possui um sabor muito mais natural, enquanto os néctares e refrescos tendem a ter um sabor mais doce e em alguns casos pode ser mais artificial pela adição de açúcar e aromas.

 

6 – Os preços costuma ser o mesmo ou um é mais caro?

De maneira geral os sucos 100% são um pouco mais caros, porém o custo beneficio pode valer a pena.

 

Beijos e boas escolhas,

Patrícia e Mônica

One thought on “Qual a diferença entre suco de caixinha, néctar e refresco?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.